ACESSEM TAMBÉM NOSSO SITE:

http://ctsiufpr.intuitwebsites.com


Nele vocês encontram revisões sobre temas frequentes na prática médica, desafios diagnósticos de imagens, links úteis, atualizações médicas. Entrem e confiram!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SÍNDROME DA VIBRAÇÃO FANTASMA



       Recentemente, a expressão "Síndrome da Vibração Fantasma" foi introduzida na mídia e se refere a sensação ilusória de que o celular ou um bip/"pager" está vibrando no bolso do indivíduo sem que ele realmente esteja. Tema de uma tese recente, a alucinação de que qualquer aparelho de comunicação individual esteja vibrando ou tocando acometeu 75% dos pacientes estudados.

       Um grupo de pesquisadores norte-americanos realizaram a pesquisa em um hospital para determinar a prevalência e as características da síndrome entre os profissionais de saúde. Alguns dados:

- 68% da população hospitalar entrevistada, entre médicos assistentes, enfermeiras, residentes, estudantes de medicina etc, relataram em algum momento ter a percepção de vibração do celular.

- não houve diferença entre os usuários de celulares e "pagers".

- 15% relatavam ter a sensação diariamente.

- 93% consideravam-se pouco incomodados.

- estudantes de medicina e residentes foram os que mais tiveram as alucinações vibratórias.

- levar o celular no bolso da camisa ou jaleco aumentava a chance de se perceber a falsa vibração.

        Essas alucinações táteis são interpretações erradas do cérebro a partir de um estímulo que pode ser a pressão que o aparelho causa no corpo ou mesmo contrações musculares, associado à expectativa de que o aparelho toque. Daí a possível explicação para acometer mais estudantes e residentes, que geralmente em regime de plantões podem receber ligações mais urgentes ou com necessidade de resposta imediata. O mesmo acontece com a mãe de primeira viagem preocupada com o bebê, que parece ouvir o tempo todo ele chorar.

      A princípio, não parece ser algo tão incômodo, mas acomete grande parte da população ativa, geralmente envolvida com compromissos e tempos restritos. São os malefícios da tecnologia!

BMJ. 2010 Dec 15;341:c6914

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!