ACESSEM TAMBÉM NOSSO SITE:

http://ctsiufpr.intuitwebsites.com


Nele vocês encontram revisões sobre temas frequentes na prática médica, desafios diagnósticos de imagens, links úteis, atualizações médicas. Entrem e confiram!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

QUASE METADE DOS PACIENTES QUE SE APRESENTAM NO PRONTO ATENDIMENTO E USAM VARFARINA TÊM RNI FORA DO ALVO

      


        Em estudo do Annals of Emergency Medicine, evidenciou-se que 49% dos paciente em anticoagulação com varfarina estão fora do alvo: 9% com RNI acima do alvo e 40% com dose sub-terapêutica.
        Destes com dose inadequada de varfarina para condição clínica subjacente, 21% receberam intervenções na terapêutica anticoagulante, mesmo que tenham procurado o serviço por outras queixas. Dentre as medidas, inclui-se administração de vitamina K, infusão de plasma, internação, suspensão temporária ou mudança da dose da varfarina e uso de heparina de baixo peso molecular para garantir anticoagulação efetiva.
       Durante o atendimento ou na alta, 30% dos pacientes que faziam uso de varfarina receberam medicações que interagem com a droga, sejam aumentando ou diminuindo seu efeito.
     
       Mais um estudo mostrando a dificuldade de se lidar com o efeito pleno da varfarina em pacientes que precisam ser anticoagulados. E mais uma lacuna evidente a ser ocupada pelos novos anticoagulantes. Seria o fim da varfarina?



Um comentário:

  1. Novas drogas anticoagulantes surgem tentando substituir os inconveninetes da varfarina: muitas interações medicamentosas, difícil controle do alvo e o desconforto do controle periódico. Vejo a Dabigatrana e o Rivaroxaban como "enoxaparinas" orais, com as maravilhas da droga além de serem orais. Acho que os dias da varfarina estão contados. A femprocumona acho que já foi.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!