ACESSEM TAMBÉM NOSSO SITE:

http://ctsiufpr.intuitwebsites.com


Nele vocês encontram revisões sobre temas frequentes na prática médica, desafios diagnósticos de imagens, links úteis, atualizações médicas. Entrem e confiram!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ULTRASSOM DE TÓRAX À BEIRA DO LEITO PODE IDENTIFICAR ALTERAÇÕES PULMONARES TANTO QUANTO RAIO-X EM PACIENTES CRÍTICOS EM VENTILAÇÃO MECÂNICA

        

      A avaliação de um pequeno número de pacientes em VM comparou a acurácia do ultrassom de tórax à beira do leito com radiografias realizadas com aparelho portátil na identificação de 4 tipos de alterações torácicas: consolidação pulmonar (consolidações alveolares, atelectasias e bandas parenquimatosas) alterações intersticiais (opacidades em "vidro-fosco", espessamento instersticial e fibrose), pneumotórax e derrames pleurais. Os achados de ambas as técnicas foram comparados com as imagens de tomografias de tórax dos mesmos pacientes, assumidas como referência dos achados.

       Surpreendentemente, o ultrassom superou o RX na acurácia de identificar essas alterações nessa população de pacientes.



SENSIBILIDADE (%)
ESPECIFICIDADE (%)
ACURÁRIA (%)
RAIO-X



Consolidações
38
89
49
Intersticial
46
80
48
Pneumotórax
0
89
99
Derrame Pleural
65
81
69

ULTRASSOM



Consolidações
100
78
95
Intersticial
94
93
94
Pneumotórax
75
93
92
Derrame Pleural
100
100
100


      O RX é rotina no controle diário das alterações pulmonares dos doentes críticos. Mesmo com o devido primor de técnica, até 30% deles são considerados tecnicamente inadequados nesse contexto. Muitas vezes, pela instabilidade e a dificuldade de transporte do paciente até a sala de tomografia, o exame gold-standard não pode ser realizado.

     O ultrassom à beira de leito e realizado por médicos não-radiologistas vem sendo cada vez mais presente na rotina das emergências, do FAST à orientação para punções vasculares de acessos centrais. Esse ano, paralelo ao III Congresso Brasileiro de Medicina de Emegência, será realizado o I Congresso Brasileiro de Ultrassom na Emergência, mostrando sua crescente importância.

http://www.springerlink.com/content/m02w75gn1t345tnx/

http://www.abramede.com.br/tag/congresso/

Um comentário:

  1. Quem sabe, daqui a um tempo, o ultrassom se torne como o ECG nas UTIs. Já pensou pedir pra um doutorando: "Você poderia fazer um ultrassom daquele paciente, por favor?".

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!