ACESSEM TAMBÉM NOSSO SITE:

http://ctsiufpr.intuitwebsites.com


Nele vocês encontram revisões sobre temas frequentes na prática médica, desafios diagnósticos de imagens, links úteis, atualizações médicas. Entrem e confiram!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

SÍNDROME RELACIONADA À INFUSÃO DE PROPOFOL


      Situação incomum (<1%), porém com alta mortalidade (>60%) e muitas vezes desconhecida é a SÍNDROME RELACIONADA À INFUSÃO DE PROPOFOL.  Relacionada tanto com a dose (>4 mg/kg/hora) quanto com o tempo (>48h) de infusão, a síndrome deve ser lembrada quando do uso do anestésico, principalemente em pacientes críticos, fator de risco para seu surgimento. Outros fatores de risco incluem sepse e hipóxia.
       A síndrome, de mecanismo ainda não elucidado, cursa com disritmias (bradi ou taquicardia), choque cardiogênico, hipercalemia, auemnto de triglicerídeos séricos, acidose metabólica e rabdomiólise, que pode levar a insuficiência renal aguda.
       Portanto, em pacientes com uso de drogas vasoativas ou inotrópicos, ou que necessitem de altas doses ou sedação por longos períodos, principalmente no ambiente de terapia intensiva, deve-se escolher outra droga para sedação.

Um comentário:

  1. Excelente. Além disso pode causar parada cardiorespiratória em pacientes, inclusive em pacientes veterinários. Essa síndrome é conhecida como Steven- Johnson, e pode causar a morte se não forem realizados os procedimentos de ressucitação imediatamente.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!