ACESSEM TAMBÉM NOSSO SITE:

http://ctsiufpr.intuitwebsites.com


Nele vocês encontram revisões sobre temas frequentes na prática médica, desafios diagnósticos de imagens, links úteis, atualizações médicas. Entrem e confiram!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

FIDAXOMICINA - NOVO ANTIBIÓTICO PARA TRATAMENTO DE INFECÇÕES POR CLOSTRIDIUM DIFFICILE

      



      Dia 27 de maio de 2011, o FDA aprovou a fidaxomicina para tratamento de infecções por Clostridium difficile. Ela cria uma nova classe de antibióticos, os macrocíclicos, que atuam inibindo a produção de RNA pela bactéria.

       In vitro, a fidaxomicina se mostrou mais ativa que a vancomicina contra o C. difficile e in vivo, tão efetiva quanto. Algumas vantagens da nova droga:

- ela é pouco absorvida pelo intestino, tendo poucos efeitos colaterais sistêmicos, diferentemente do metronidazol;

- tem um espectro de ação restrito ao C. difficile, a maioria dos estafilococos e enterococos, preservando a maioria dos gram-negativos e anaeróbios. 

- proteção contra a colonização de germes resistentes, como os enterococos resistentes a vancomicina (VRE), efeito colateral mais comum com a vancomicina, já que altera pouco a flora intestinal natural.

- é bactericida contra o C. difficile, enquanto a vancomicina é bacteristática.

        Um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou menor recorrência da diarréia por C. difficile (cepas não agressivas) após o tratamento com a fidaxomicina comparada com a vancomicina. Quando analisadas cepas mais resistentes, ambas tiveram o mesmo efeito. Outra avaliação, publicada no Clinical Infectious Diseases, reafirmou um conhecimento já estabelecido para as infecções pela bactéria: manter o antibiótico provável causador da diarréia durante o tratamento com fidaxomicina ou vancomicina diminuiu as chances de cura e aumentou as taxas de recorrências. Mesmo assim, quando foi necessário manter o antibiótico causador da diarréia para tratamento de outras infecções concomitantes à colite, o uso da fidaxomicina levou a menos recorrências, afirmando mais uma vez o equilíbrio da flora intestinal mantido pelo antibiótico, se comparado à vancomicina.

         A dose habitual da fidaxomicina é 200mg 2x/dia por 10 dias. A medicação ainda não está disponíovel no Brasil.

Clin Infect Dis 2011 Sep 1; 53:440
N Engl J Med 2011 Feb 3; 364:422

4 comentários:

  1. E quanto à nefrotoxicidade? Alguma vantagem sobre a vanco? Já que sabemos que ela é muito danosa ao rim?

    ResponderExcluir
  2. A vancomicina no tratamento de infecção por CD é administrada VO, tb mto pouco absorvida... nessa situação, nenhuma das duas causa nefrotoxicidade...

    ResponderExcluir
  3. Unico problema será o preço né...acho que só vem quando ficar mais acessivel.

    ResponderExcluir
  4. Não só pelo preço, mas também tem que ser bem indicado pra não se "queimar" uma droga que pode ser usada mais no resgate de infecções pelo Clostridium e não de rotina. Como sempre, o preço é impedidito no início.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!