ACESSEM TAMBÉM NOSSO SITE:

http://ctsiufpr.intuitwebsites.com


Nele vocês encontram revisões sobre temas frequentes na prática médica, desafios diagnósticos de imagens, links úteis, atualizações médicas. Entrem e confiram!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MIELINÓLISE PONTINA EM PACIENTE SEM DISTÚRBIOS DO SÓDIO

       

         O paciente chega ao pronto atendimento em estado confusional agudo. Após exames iniciais, evidencia-se um sódio sérico de 116 mEq/L. Inicia-se infusão de solução salina hipertônica endovenosa e no dia seguinte o sódio sérico é de 135 mEq/L. O paciente está melhor, mais alerta, responsivo. Porém, 48 horas após, sem motivo óbvio, inicia rebaixamento de nível de consciência, tetraplegia espástica e paralisia pseudo-bulbar. A ressonância magnética de crânio, ponderada em T2, evidencia área hiperintensa na região central na ponte. Eis um quadro típico de Mielinólise Pontina Central (MPC).

         Entretanto, há mais que isso dentro do típico da entidade. Além da hiponatremia subaguda/crônica, alcoolismo, desnutrição e doença hepática são fatores predisponentes importantes da doença. Menos comumente, há relatos em casos de correção de hipernatremia, doença de Addison, neoplasias e doença de Wilson.

        O termo mielinólise osmótica seria mais adequado, já que em pelo menos 10% dos pacientes ocorre lesão da mielina em regiões outras além da ponte, como núcleos da base, tálamo e cerebelo.

        Dados de Sterns et al mostraram uma prevalência de 25% de complicações neurológicas em pacientes com correção de hiponatremia >12mEq/L/dia, dentre elas a MPC. Ao mesmo tempo, há uma importante literatura acerca do desenvolvimento de MPC em hepatopatas, principalmente em transplantados hepáticos. Nestes, a prevalência pode chegar a 29%, sendo que 2/3 deles tinham resgistros de variações máximas de sódio sérico de 15-20 mEq/L. Isso nos leva a imaginar outros mecanismos associados ao desenvolvimento da lesão da mielina que não só o desbalanço de sódio sérico.

       Quando ocorre uma hiponatremia subaguda/crônica, as células gliais eliminam moléculas osmoticamente ativas de seu citoplasma para diminuir o edema celular. Durante a correção da hiponatremia, essas células se utilizam de bombas Na+-K+-ATPase para trazer eletrólitos para dentro do citoplasma e evitar que a célula perca água para o extra-celular. Esse processo é dependente de glicose e de grande gasto energético. Hepatopatas, alcoolistas e desnutridos geralmente não têm reserva de glicose e glicogênio, podendo desenvolver a MPC com variações menores da osmolaridade e nem sempre dependentes de sódio. Outro fator é a desnutrição proteica desses pacientes, tendendo a maior dificuldade de formar osmóis orgânicos intra-celulares e manter a funcionalidade da célula em situação de estresse osmótico.

        Mais uma vez, o mecanismo da doença esclarece o motivo de essas entidades classicamente relacionadas, como a MPC e a hiponatremia, a Encefalopatia de Wernicke e a reposição de glicose sem tiamina no alcoolista, podem ocorrer em outras situações clínicas.

        O mais engraçado é que tanto na descrição inicial de Wernicke quanto na de Adams (primeiro relato da MPC), incluiam-se casos atípicos sob uma visão e consenso atual sobre a doenças. Em 1881, Carl Wernicke descreveu 3 casos da encefalopatia que recebe seu nome, sendo 2 homens alcoolistas e uma mulher com vômitos incoercíveis após ingestão de ácido sulfúrico. Em 1959, Adams et al descreveram a MPC após estudos de necropsias de quatro indivíduos alcoolistas e mal-nutridos. Somente nos anos 70, foi relacionada a correção rápida de hiponatremia.

Arq Neuropsiquiatr 2004;62(3-A):733-736
Arq Neuropsiquiatr 2002;60(4):1030-1033
Rev Bras Anestesiol 2009; 59: 3: 344-349


OPINIÃO DO ESPECIALISTA

" Em 2002, o Setor de Distúrbios do Movimento do Serviço de Neurologia do HC da UFPR publicou (Germiniani et al. Arq Neuro-psiquiatr 2002; 60: 1030-1033) um relato de caso de um paciente alcoolista, sem distúrbios hidro-eletrolíticos, que apresentou mielinólise pontina e extra-pontina (MPEP). Os fatores de risco para a MPEP, não relacionada com distúrbios hidro-eletrolíticos são bem conhecidos, entre eles estão:  abuso de álcool e drogas, desnutrição, doença hepática, insuficiência renal, uso de diuréticos, e pacientes submetidos a transplante hepático e de medula óssea, câncer, doença de Addison, entre outros. A forma pontina geralmente se manifesta com tetraparesia, com sinais piramidais, mutismo, sinais bulbares, com neuro-imagem (RM) sugestiva (forma com asa de morcego, nos cortes coronais)".

Dr. Hélio Teive
Chefe do Serviço de Neurologia e Professor Adjunto de Medicina Interna (Neurologia) da UFPR

9 comentários:

  1. nossa! estudei isso ontem! nada melhor que aprofundar os estudos =p
    valeuu
    o/

    ResponderExcluir
  2. I hardly еver write commеnts, however і do
    a few looκing аnԁ ended up herе

    My site :: green smoke coupon codes

    ResponderExcluir
  3. I еnjoy whаt you guys аre usuаlly up too.
    This sort of сlever worκ and гeporting!

    Κеeр up the ωonԁeгful
    ωorks guys Ι've included you guys to my own blogroll.

    My weblog; theapprenticeagency.co.uk

    ResponderExcluir
  4. Definіtely believe that which you said.
    Your faѵorite reaѕon seemеd tο bе on the
    іnternet the simplеst thing tо be awагe of.
    I ѕay tо you, I certаinly get irked while ρeople thinκ about ωoггies thаt they plаinly dο not know about.
    You manаged to hit the nail upon the toр as well as defined out the whole thing without having ѕide effесt , peoρle could
    takе a signal. Will likelу be back to get moгe.

    Thanκs

    Ηere іѕ my blog pοst www.prweb.com

    ResponderExcluir
  5. Thіs рost is in fаct a nіcе one іt аssіstѕ neω net ρeοple,
    who arе wishing іn favoг of blogging.


    Alѕо visit my homepagе; Going In this article

    ResponderExcluir
  6. Hi theгe! Would you mind if I share yοur
    blog ωith my zyngа group? There's a lot of people that I think would really enjoy your content. Please let me know. Cheers

    Also visit my web page - Alternativeenergycom.Ning.Com

    ResponderExcluir
  7. Ι haѵe smoked on and off ever sіnсе і was about Twelvе.
    Gave up 2 timeѕ onсe for 4 уears аnԁ once with
    гegard tο 15 yеars! Ѕtarted out smοkіng again 3 yearѕ аgo and hаve hateԁ myѕelf еvery day foг doing ѕo.


    Alѕo visit mу web blog green smoke promo codes

    ResponderExcluir
  8. Hellо, I think your site mіght be haνing browser comраtibіlity issuеѕ.

    Whеn I lооk at your blog in Oрera, it looks fіnе but when opening
    in Intеrnet Eхplorer, it hаѕ somе oveгlapρing.
    I јuѕt wаnted to give you а quick heads up!

    Оther then that, awesome blog!

    Look at mу blоg pοst: V2 Cigs review

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!